Energia eolica
Hoje em mundo que consome valores absurdos de energia elétrica, devemos procurar medidas alternativas e limpas de energia, como a energia eólica, que traz baixo custo de implementação, alta rentabilidade energética, e não produz CO², como outras energias que jogam a camada de ozônio toneladas ao ano, e que é menos agressiva a natureza.
A Energia Eólica
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar, é uma fonte abundante de energia, e, além disso, é renovável, limpa e está disponível em todos os lugares.
Os moinhos de vento semelhantes aos que são utilizados hoje foram inventados na Pérsia no século V. Eles eram usados para bombear a água utilizada na irrigação. Porém os mecanismos básicos dos moinhos de hoje ainda partem dos mesmos princípios básicos. * Processo básico de funcionamento: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, que por sua vez gera eletricidade.
Os Ventos
Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra. A quantidade de energia gerada pelo vento varia conforme as estações do ano e as horas do dia. A topografia do terreno também interfere diretamente na intensidade destes ventos. Além disso, a quantidade de energia eólica gerada depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados. A avaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia.
Para a avaliação do potencial eólico de uma região é uma necessário a coleta de dados dos ventos com precisão e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento eólico da região, é indispensável o correto posicionamento das torres eólicas para obter a maior geração de energia possivel. As hélices de uma turbina de vento são diferentes das