Energia eolica
Os animais de acordo com as estratégias adoptadas face às alterações da temperatura ambientais, podem ser classificados como: homeotérmicos: animais que têm a capacidade de regular a temperatura corporal a um nível constante poiquilotérmicos: animais cuja temperatura corporal varia com as alterações de temperatura do meio heterotérmicos: animais que têm uma capacidade temporária de de regular a temperatura corporal a um nível constante (por exemplo, um animal durante o período de hibernação) outra classificação possível baseia-se nas fontes de calor que determinam a temperatura corporal, e neste caso os animais podem ser: ectotérmicos: dependem largamente das fontes de calor externas para manter a temperatura endotérmicos: conseguem regular a temperatura corporal produzindo calor metabólico ou adoptando mecanismos que induzam a perda de calor activamente.
Os mamíferos e as aves são endotérmicos, todos os outros animais são ectotérmicos, em regra.
Ectotérmicos
Os animais ectotérmicos por vezes usam estratégias comportamentais para regular a temperatura corporal. Por exemplo, os lagartos expõem-se ao sol muito vezes em cima de rochas para aquecerem rapidamente e quando a temperatura é muito alta refugiam-se à sombra ou mesmo nas tocas mais frescas. À noite, quando a temperatura baixa, muitas vezes refugiam-se em tocas subterrâneas uma vez que a temperatura do solo é superior à do ar. Os endotérmicos também utilizam muitas vezes mecanismos comportamentais, por exemplo, os humanos vestem roupas diferentes consoante a estacão do ano.
A termorregulação fisiológica não é exclusiva dos endotérmicos. Ambos ecto e endotérmicos podem alterar a taxa de trocas de calor entre o corpo e o ambiente