Energia eolica
ENERGIA EÓLICA
Em pequena escala
Acadêmicos
César Longino Aparicio
Laercio Gilz
Professora
Eliete A. A. Ourives
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL
Curso Engenharia Civil (Enc 12) – Trabalho Semestral
01/11/2011
RESUMO
A energia eólica é a energia produzida pelo vento, este tem origem nas diferenças de pressão causadas pelo aquecimento diferencial da superfície terrestre e é influenciado pelos efeitos locais. Este tipo de energia representa o aproveitamento da energia cinética proveniente do vento para produzir energia mecânica e consequentemente energia elétrica. A conversão desta energia é feita com o auxílio de turbinas eólicas, ou aerogeradores.
Palavras-chave: energia eólica. ventos.
1 INTRODUÇÃO
“A energia contida nos ventos é tão poderosa que pode devastar completamente as edificações, as cidades e as florestas à medida que varrem a paisagem na forma de furacões, tornados, ciclones ou seus primos mais modestos, os vendavais” (RHODES 2006 p. 276).
Através da citação acima, este trabalho vem apresentar uma das formas de energia sustentável, que é a energia eólica, já usada desde a antiguidade para mover barcos ou moer grãos ou bombear água, transformando essa energia em energia mecânica.
Foi o americano industrial, voltado para eletrificação, Charles F. Bruch em 1888, que adaptou os cata ventos para a geração de energia elétrica. Hoje em dia muito mais modernos, alguns apresentam design futurístico, estes aero geradores de energia eólica, são fonte de energia inesgotável e são tidos para substituir as fontes de combustíveis fosseis.
O sistema eólico é constituído por rotor, transmissão, caixa multiplicadora, gerador elétrico, mecanismo de controle, torre, sistema de armazenamento, transformador e acessórios, que devem trabalhar em sincronia para ter um bom rendimento final. A Figura 1 representa de maneira dinâmica a utilização em cadeia de cada