Energia Elétrica e Aterramento
Você precisa conhecer alguns detalhes sobre energia elétrica e aterramento. No entanto, essas informações são tão importantes, pois aquilo que você desconhece pode matá-lo. Se você estiver envolvido com cabos e ignorar a necessidade de aterramento, poderá criar situações capazes de produzir voltagens letais. Em circunstância menos dramática, você poderia, criar instalações em que a rede ficaria sujeita a falhas frustrantes, intermitentes e misteriosas devido a problemas com as conexões elétricas e de aterramento. Esses problemas são classificados em duas categorias, mas todos são decorrência de projetos malfeitos ou de conexões defeituosas.
Pela teoria física dos materiais sabemos que a corrente elétrica, nada mais é do que um deslocamento de cargas com polaridade própria, sobretudo de elétrons e íons. Esse deslocamento de cargas se dá em virtude da aplicação de energia externa de origens diferentes, tais como elétrica (diferença de potencial), térmica, luminosa, etc., que fazem com que as partículas elementares que compõe o átomo elevem seu nível de energia. Com essa elevação a tendência de cada um é ocupar, na estrutura molecular própria, a posição correspondente. Isso, para o caso de um simples átomo, significa a elevação o nível dos elétrons que rodeiam o núcleo, fazendo que tendam ocupar uma posição mais afastado deste. Nessa mudança d posição, e dependendo da quantidade de energia incidente, os elétrons se afastam do átomo, abandonado-o, transformando o átomo em um íon e fazendo com que o elétron ou os elétrons se desloquem dentro do corpo excitado sob a ação do agente externo atuante. O pensamento exposto satisfaz a explicação de uma serie de fenômenos, porem não de todos, como por exemplo o da elevação da resistividade com a temperatura.
1.1 Objetivo
Temos como pensamento um melhor esclarecimento sobre a energia elétrica nos condutores, ou seja, sua distribuição, e os problemas que podem ocorrer caso haja uma má condutividade da corrente