ENERGIA ELÉTRICA DE ORIGEM TÉRMICA
ENERGIA ELÉTRICA DE ORIGEM TÉRMICA
OBJETIVO
Mostrar como se converte energia do calor em energia elétrica. Construir um termômetro termoelétrico.
MATERIAL
Fios de cobre, ferro, níquel e outros metais diversos.
Placas de metais diversos, um medidor de voltagem ou corrente.
Um recipiente com água e gelo.
Uma vela.
DESCRIÇÃO
Em 1821, o físico alemão Thomas Seebeck descobriu que, juntando as pontas de dois fios de metais diferentes (ferro e cobre, por exemplo), e mantendo as junções em temperaturas diferentes, surgia uma corrente elétrica pelos fios.
Experiência 1 - Reproduzindo essa experiência:
Use fios de cobre e ferro, sem encapamento. Enrole fortemente as pontas, formando junções cobre/ferro. Pode-se melhorar o contato entre os metais com um pingo de solda na junção. Coloque uma das junções dentro de um jarro com água e gelo. Encoste a outra junção na chama de uma vela. Ligue as pontas soltas dos fios de cobre a um medidor de voltagem ou corrente elétrica. Observe que o medidor acusa uma pequena corrente. Apague a vela ou separe a junção da chama e observe como a corrente elétrica diminui.
Experiência 2 - Construção de um detector de mentiras: Usa-se duas placas de metais diferentes (cobre, zinco, alumínio etc). Faz-se um bom polimento nessas placas usando lixa fina, Bombril e sapólio. Coloca-se sobre uma mesa de madeira e as ligam, com pontas tipo jacaré, ao seu medidor elétrico. Ponham-se as mãos sobre as placas e observa se o ponteiro do medidor acusa alguma mudança. Umedece um pouco suas mãos e repete a experiência. Você pode umedecer as mãos suando ao fazer alguns exercícios, como flexões, apoio de frente etc. Em princípio, com as mãos suadas o galvanômetro deve indicar uma corrente maior. Imagem 1 – Projeto com o galvanômetro em execução. ANÁLISE
O efeito Seebeck relaciona diferenças de temperatura em diferente junções de metais com potenciais elétricos.