Energia Eletrica
O Brasil se destaca no cenário mundial por possuir grande participação de fontes renováveis em sua matriz energética e vem investindo na diversificação das fontes utilizadas. A descoberta de enormes reservas de petróleo na camada do pré-sal e o grande potencial de produção de biocombustíveis colocam novas perspectivas para o crescimento econômico do país
Quase toda energia elétrica produzida na Brasil, cerca de 97%, vem de usinas hidrelétricas, que é a forma de produção mais limpa, pois não polui o meio ambiente e é ecologicamente correta, desse modo, de todas as formas de produção de energia em grande escala, a hidrelétrica é a única totalmente renovável.
Outro fator importante é o custo da produção, que possui o menor valor de kilowatt/hora dentre todas as outras formas de produção de energia elétrica.
O primeiro passo para produzir energia elétrica é obter a força necessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices, elas movem geradores que transformam a energia mecânica (movimento) em energia elétrica.
Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. No Brasil, a energia elétrica vem, em primeiro lugar, de usinas hidrelétricas; depois, de termelétricas; e, por último, de usinas nucleares.
FONTES DE ENERGIA PRIMARIA
Energia hidrelétrica
As Usinas Hidrelétricas são constituídas de 2 partes. Na primeira, é a turbina que é movida pela água através de energia mecânica e na segunda o gerador que é o encarregado de transformar energia mecânica em energia elétrica.
Em países como o Brasil, que possui muitos rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para fazer girar turbinas é aproveitar a força das águas, através das hidrelétricas. Em uma usina desse tipo, uma barragem, também conhecida como represa controla as águas do rio.
No interior da barragem, são instalados grandes tubos inclinados, geralmente chamados de aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce pelos