Energia das ondas viram eletricidade em terra
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana.
Aluno: Samuel Marques dos Santos. N° 28 Turma: 2121.
Equipe: M. Professor: Leandro Pimenta.
Disciplina: Eletricidade II.
Introdução:
O projeto visa gerar energia elétrica através das ondas marinhas, faz o uso de tecnologia já existente adaptada à aplicação específica em questão.
O trabalho tem por objetivo principal reduzir o consumo de combustíveis fósseis gerando economia financeira e a redução do impacto ambiental, minimizando a emissão de gases poluentes. Isso seria possível através da energia mecânica que tem como principais instrumentos o uso de bombas hidráulicas movidas pelas ondas marinhas, que por sua vez acionam geradores, veremos abaixo como é feito o processo dessa produção de eletricidade. Para ocorrer esta produção de energia elétrica também é necessário que o nível do mar fique atingindo no mínimo 1 metro de altura e no máximo 2,5 metros tendo em média 1,75 metros de altura.
Desenvolvimento:
A implantação da nova maneira de geração de eletricidade resulta, finalmente, numa redução de emissão de gases poluentes oriundos da queima dos combustíveis usados nas outras formas de geração, numa economia financeira já que o sistema não gasta combustíveis e usa energia proveniente do mar, que é gratuita e por fim aumenta a redundância da geração de energia, pois os outros métodos necessitam de fontes de energia artificiais, que estão sujeitas a falhas mecânicas e humanas, e o método apresentado usa as ondas do mar como fonte de energia o que jamais se esgotará.
O projeto discorre sobre uma adaptação, que trata principalmente do redimensionamento dos equipamentos usados, já que na sua aplicação original tais equipamentos seriam instalados em usinas hidrelétricas, e na aplicação proposta seriam instalados em costas marítimas. O sistema consiste na instalação de braços mecânicos, em que numa das pontas deles são colocadas boias, que farão o