Energia aeólica
A ENERGIA EÓLICA - RELEVÂNCIA E IMPACTOS
A energia elétrica é de fundamental importância para a realização das atividades humanas e principalmente socioeconômicas, mas na atual conjuntura tem se falado muito em produção de energia limpa, aliada a rentabilidade. Atualmente, as fontes energéticas mais utilizadas são as de origem vegetal fóssil como: carvão mineral, petróleo e gás natural; sendo estes ofensivos ao meio ambiente, com alto custo econômico e com vida útil reduzida.
A energia eólica é considerada limpa por não emitir gases, não existem rejeitos em seus efluentes, não necessita do consumo de água e etc. Sem falar que a implantação de parques eólicos em uma determinada área permite-se que o mesma seja utilizada para outros fins (agricultura e pecuária).
As desvantagens são mínimas em relação o benefício gerado. A mudança da paisagem natural, a emissão de ruídos, interferência nas linhas de comunicação e algumas vezes morte de animais pela alteração de suas rotas, sinalizam como alguns fatores negativos. Aproveitando este potencial e suas vantagens, o Estado do Ceará decidiu apostar em energia eólica, o Ceará é inserido no contexto nacional como um forte concorrente para o crescente mercado promissor no ramo.
Pensando em fontes alternativas de energia para preservar o meio ambiente, reduzir os transtornos ambientais, e obter retorno financeiro em curto prazo, resolveu explorar o potencial energético do Estado do Ceará, através da energia eólica, pois o vento é uma ótima fonte, por ser entre as tecnologias de energia a mais limpa do planeta e mais barata que as demais, apesar de necessitar de um grau relativamente mais alto de conhecimentos técnicos.
Na região nordeste, e em especial no Estado do Ceará, dada às suas condições geográficas que favorecem a implementação de parques eólicos, podemos apostar em