ENEM 2014-Análise da Matemática
ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, especificamente para os que estão terminando ou que terminaram a última parte do ensino básico.
Porém, analisando a parte que tem o maior índice de erros, ou das 5 provas, incluindo redação, a nota com pior média nacionalmente, temos a matemática, onde a cobrança em suas questões estão de acordo com a filosofia ou a missão do CFIC com conteúdo ou forma voltados para a formação humana dos alunos, isto é, uma prova não conteudista em si, portanto não tradicionalista referindo-se aos famosos vestibulares. Que bom!
No Enem o aluno deve interpretar, raciocinar e não ficar decorando fórmulas, apesar de precisar de algumas nesta do dia 09/11. Aqui vou ser obrigado a citar o Treinamento Olímpico em Matemática para Turmas Multisseriadas que estamos há 15 meses oferecendo aos alunos do ensino fundamental com maior habilidade em matemática do CFIC, isto teoricamente. Este treinamento mascara que a preparação é apenas olímpica, quando na verdade está de encontro aos principais concursos do país e aí incluímos o ENEM, pois das 45 questões exclusivas de matemática deste ano, digo assim, pois essas não vieram com interdisciplinaridade, aproveitaria 40 delas para usar em minhas aulas do Treinamento.
Por exemplo, a aula disponibilizada em anexo, que realizamos em 12/11/2014, com o objetivo de verificar na prática o sentimento que os meus alunos do 8º e 9º ano teriam dela sem terem tomado conhecimento da mesma anteriormente como verifiquei in loco, além de dar a certeza aos mesmos da preparação que a escola fornece e a confiança que podem ter com uma prova a 3 ou 4 anos de fazê-la à vera. Seria interessante pesquisar com os únicos cinco (João Vítor, Kíssila, Pedro Paulo, Brenda e Fernanda) que vieram hoje sobre o grau de dificuldade das questões e do conhecimento da parte matemática usada para resolver as 14 primeiras das 23 que selecionei e discutimos na aula muda em anexo. Aliás esta aula