END's
Liquido Penetrante
1. Objetivo
Este experimento tem como objetivo realçar as falhas superficiais e revelar onde as mesmas se encontram na peça a ser analisada.
2. Resumo
A partir da peça disponibilizada para o experimento, sua superfície foi preparada através de uma limpeza e aplicado o liquido penetrante,após um descanso de 10 minutos é realizada uma limpeza em água corrente e aplicado o revelador, tornando assim as falhas visíveis a olho nu
3. Introdução
O método dos líquidos penetrantes é um dos melhores métodos de ensaios não-destrutivos. Este método para inspeção dos metais está em terceiro lugar no que tange ao volume de aplicação na indústria. O primeiro ainda é a radiografia industrial, seguida do método de partículas magnéticas.
O método dos líquidos penetrantes nasceu há muitos anos nas oficinas de manutenção das estradas de ferro. Utilizava-se o método do óleo e giz, porém com o surgimento do método magnético tal ensaio caiu em desuso
Princípio fundamental do método
Sobre a superfície devidamente limpa de uma peça aplica-se uma camada de líquido penetrante, deixa-se por algum tempo para que o líquido penetre por capilaridade no interior das fissuras, retira-se o excesso do penetrante da superfície da peça, e aplica-se sobre a superfície limpa e seca uma camada de talco em pó bem fino; o penetrante é absorvido pelo talco evidenciando a fissura.
Fases do método dos líquidos penetrantes
As fases do método de ensaio por líquidos penetrantes são:
Limpeza da superfície;
Aplicação do penetrante;
Remoção do excesso de penetrante;
Aplicação do revelador;
Inspeção e interpretação.
Limpeza da superfície
É uma operação de suma importância, pois uma fissura que esteja impedida é liberada através dela. Consiste na retirada de substâncias, tais como, tintas, camadas protetoras, óxidos, areia, graxas, óleos, poeira, etc.
A permanência dessas substancias sobre a