Encriptação
A encriptação é um meio para melhorar a segurança de uma mensagem ou ficheiro através da codificação dos conteúdos, de modo a que só possam ser vistos por quem tiver a chave de encriptação para os descodificar.
Tipos de encriptação para redes Wireless:
- WEP (Wired Equivalent Privacy) - o objectivo é garantir a confidencialidade e a segurança na comunicação entre os dispositivos Wireless. É um tipo de encriptação que se utilizava para proteger redes wireless do tipo Wi-Fi. Utiliza o algoritmo RC4 que consiste em utilizar um array que a cada utilização tem os seus valores trocados e misturados com a chave. Existem dois tipos de WEP: “Autenticação de sistema aberto” e “Autenticação de chave partilhada”- Nenhum dos dois tipos é muito seguro, mas o “Autenticação de chave partilhada” ainda é menos.
- WPA ( Wi-Fi Protected Access) – é um tipo de encriptação WEP melhorado, que usa uma chave “mestra” compartilhada para melhorar a encriptação. O WPA utiliza uma chave temporária (TKIP – Temporal Key Integrity Protocol) o que previne que possíveis intrusos criem a sua própria chave de encriptação.
- WPA2 – é um tipo de encriptação ainda mais seguro do que o WPA, que contém várias funcionalidades do WPA e adicionou novidades, como a utilização do algoritmo de encriptação AES (Advanced Encryption Standard) onde a mesma chave é usada tanta para encriptar, como para desencriptar os dados.
- WPA PSK (Pre-Shared Key) – é um tipo de encriptação criado para redes domésticas que necessita de uma chave de autenticação previamente definida. É o protocolo mais usado actualmente.
- WPA-Enterprise (WPA-RADIUS) – é um tipo de encriptação que utiliza um servidor RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service) para controlar a autenticação.
- 802.1X ou RADIUS – é um padrão IEEE baseado na porta Network Access Control, que fornece acesso autêntico à rede para redes Ethernet com/sem fio 802.11. Também oferece a capacidade de permitir ou negar a conectividade de rede,