Manipulador
4o Engenharia de Controle e Automação FACIT / 2009
Prof. Maurílio J. Inácio
Cinemática Direta
• Cinemática do manipulador Cinemática é ciência que trata o movimento sem considerar as forças que o causam. Na cinemática são estudados: posições, velocidades, acelerações, etc. Em robótica, o estudo da cinemática do robô manipulador refere-se as propriedades geométricas e de base temporal do movimento. No estudo da cinemática será considerado posições e orientações de um manipulador em situações estáticas. Para descrever a geometria de um manipulador fixa-se frames às várias partes de um manipulador e descrevese a relação entre cada um deles.
Cinemática Direta
• Cinemática do manipulador O objetivo do estudo da cinemática é descrever a posição e orientação do efetuador relativo a base do manipulador, como uma função da variáveis estabelecidas em cada uma das junções.
θ1 θ2 θ3
Modelo Cinemático Direto
X Y Z φ
Cinemática Direta
• Cinemática do manipulador Um manipulador pode ser visto como um conjunto de corpos conectados em cadeia por juntas (joint). Estes corpos são chamados de elos (links). Manipuladores são construídos geralmente com juntas que exibem apenas um grau de liberdade. Muitos manipuladores tem juntas rotacionais (revolute) ou juntas deslizantes (prismatic).
Cinemática Direta
• Cinemática do manipulador É raro um mecanismo que tenha juntas com mais de um grau de liberdade. Nesse caso, a junta pode ser modelada como n juntas conectadas por n-1 elos de comprimento zero. Os elos são numerados a partir da base imóvel do manipulador, chamado elo 0. A primeira parte móvel será o elo 1 e assim por diante até a parte final do manipulador (efetuador). Um elo de um robô manipulador típico tem muitos atributos. Porém, na cinemática um elo será considerado somente como um corpo rígido que define a relação entre dois eixos de juntas vizinhas.
Cinemática Direta
• Parâmetros de elos e juntas