Encostas
PRÓ-RETORIA DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENCOSTAS
RN
2014
Alunos
ENCOSTAS
RN
2014
SUMÁRIO
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Movimento de Massa 5
Obras sem estrutura de contenção 7
Obras com estrutura de contenção 10
Obras de proteção para massas articuladas 13
Conclusão 15
Referência 16
INTRODUÇÃO
Entende-se que encosta é toda superfície inclinada que demarca uma área ressaltada, elevada do relevo. Também, podem ser conhecidos como vertente ou talude. Abordando um conceito geográfico, vertente é qualquer dos lados de uma elevação, por onde correm as águas. Logo, podem-se subdividir encostas em dois tipos, naturais e artificiais. Onde, nomeiam-se naturais, quando seu desenvolvimento é dado pela ação da natureza, unicamente; e artificiais, quando sofrem interferência do homem.
Exemplo de encosta Artificial
Exemplo de encosta Natural:
DESENVOLVIMENTO
Movimentos De Massa:
1. Escorregamento ou deslizamento:
Os deslizamentos ou escorregamentos são movimentos de massa, seja de rochas ou do solo, que acontecem muito rapidamente. São vários os possíveis motivos que podem causar tal, dentre eles cita-se como principais: as cargas externas, o peso próprio, a pressão da água e a resistência do solo. Também, vale ressaltar que, a água da chuva ao se infiltrar no terreno aumenta os valores do peso próprio e da pressão, reduzindo a resistência do solo e aumentando o fator de risco.
Assim, por esses motivos os deslizamentos são considerados muito perigoso, pois ocorre de forma devastadora e em pouquíssimo tempo. Nas imagens abaixo, pode-se ver o quão feroz se dá esse fenômeno.
2. Rastejo:
A ocorrência de rastejo pode ser identificada através da observação de indícios indiretos, tais como: encurvamento de árvores, postes e