Encontro sobre Familia - Crisma 2015
A) Oração Inicial
B) 1º Dinâmica
Objetivo
Demonstrar aos crismandos que a verdadeira família é “imagem de Deus, uma comunidade de amor, conscientizando-os que não há uma família sem problemas, e que os problemas surgidos podem ser do ponto de união quando revelados, debatidos e trabalhados!” – DGC 2002
Descrição da dinâmica
Dividir os crismandos em 4 grupos e pedir para que façam um teatro sobre os tipos de famílias descritas abaixo:
Sugestões para as situações:
Família Tecnológica – Os meios de comunicação substituem o dialogo familiar;
Família capitalista – Os bens materiais estão acima das pessoas:
Família globalizada – Tanto os pais quanto os filhos se enchem de ocupações (trabalho, estudo, cursos, festas, viagens, etc) que não sobra tempo nem para o relacionamento familiar e nem um tempo para Deus;
Família Cristã – Nesta Família apesar de todas as preocupações modernas, sempre há tempo para o dialogo. Os pais procuram dar o melhor para seus filhos não só no material, mas também em termos de atenção, amor e respeito e principalmente formação cultural e religiosa! Em contrapartida os filhos serão eternamente agradecidos por tudo que seus pais lhe passaram.
C) Objetivo e desenvolvimento do Tema
Propiciar aos jovens momentos de reflexão sobre sua família e o seu lugar dentro dela. Enfatizar a família como berço da aprendizagem para realização pessoal, para comunhão, diálogo e missão. Entender o conflito entre gerações como processo natural de ajustamento entre pessoas de épocas e idades diferentes, e ver ali uma oportunidade de crescimento mútuo. Perceber que cada um dá o melhor que tem, sempre, e não há fórmula ou norma que ensine cem por cento como ser pai, mãe, irmão ou filho. Vai-se experimentando e aprendendo.
Apresentação da Sagrada Família!
Os catequistas deverão providenciar uma imagem (poster, gravura) que represente a Sagrada Família e com ajuda desta apresentar a Família de Jesus, destacando: