Encontrando forrester e o rasgo
Em destaque no filme há três personagens e um deles é Jamal Wallace, um jovem negro de dezesseis anos que mora no Bronx e que gosta de jogar basquete. Estudante de escola publica, ele recebe uma bolsa para estudar em um colégio de elite. William Forrester é um escritor consagrado pela critica após publicar seu primeiro e único livro, ele desenvolve uma fobia social, onde ele se isola em seu apartamento. Outro personagem é o professor de literatura um escritor frustrado.
Jamal é um conhecedor de literatura e deseja ser um escritor mais é necessário que seja reconhecido primeiro como igual entre os brancos, isso ficou bem claro, quando o dono de um automóvel, uma BMW ao ver Jamal trava as portas do seu carro, Jamal por sua vez conta toda historia do automóvel deixando o cara branco sem graça.
Jamal vai estudar neste colégio de elite mias não só apenas por ter boas notas, mais por ser um eximo jogador de basquete, para esta escola é conveniente ter um bom jogador para que consigam ganhar o campeonato, mais o que realmente Jamal quer é ser escritor, e quem vai ajudá-lo nesta trajetória é William, que o convida para entra em seu apartamento onde o ajudara em seus textos com bastante critica, e na convivência na escola, necessariamente com o professor de literatura que não consegue aceitar a idéia de que um jovem negro pôde se destacar em literatura.
William fará toda diferença na vida de Jamal que o retribuirá fazendo com que o escritor se liberte de sua fobia.
Existem alguns meios para se fazer uma redação e uma delas são copias. É o que acontece com Jamal Wallace, que plagiou um texto de william. O texto Rasgo discute muito bem isso, fala-se da imitação onde podemos aprender a escrever também, sempre há um texto que consideramos excelentes, é daí que parte a imitação, copiando uma palavra aqui uma frase ali enfim de repente você acaba plagiando como Jamal; que foi autorizado a copiar mais não a publicar, ou seja, Jamal levou o