Emuls O Gua Em Leo
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
GERAÇÃO DE EMULSÃO ÁGUA em óleo
tHAMIRES DE SOUZA FERNANDES YAGO RAMON SANTOS PESQUEIRA DA SILVA
Aracaju-SE
2015
sumário
1 Introdução 1
2 objetivos 1
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
4 parte experimental (materiais e métodos) 3
4.1 Materiais 3
4.1.1 Vidrarias 3
4.1.2 Reagentes 3
4.1.3 EQUIPAMENTOS 3
4.2 Metodologia Experimental 3
5 resultados e discussões 4
6 conclusão 4
7 REFERÊNCIAS Bibliográficas 5
1 Introdução
Uma emulsão é formada quando um líquido se dispersa em outro em forma de gotículas, sendo eles imiscíveis entre si (Schramm, 1992). Isto só é possível na presença de um agente emulsificante e de energia (mecânica ou não) suficiente para que ocorra a dispersão. Encontramos as emulsões em nossa vida diária, em muitos produtos como cosméticos, pinturas, produtos agrícolas, na indústria petrolífera, entre outras. Este trabalho é focalizado em emulsões na indústria petrolífera.
O processamento de emulsões na indústria petrolífera é um desafio contínuo, sendo que, com a produção de óleos cada vez mais pesados ou cujo tratamento exige condições mais severas, a complexidade do tratamento destas emulsões tem se tornado cada vez mais difícil.Dessa forma, o estudo dos mecanismos e fatores que contribuem para estabilidade de emulsões é relevante. Entre os diversos constituintes, a presença de sólidos inorgânicos no petróleo pode resultar em emulsões de difícil tratabilidade. Estes particulados em geral são oriundos de processos de incrustação, corrosão e produção de areia (HANNISDAL et al.,2006).
Componentes presentes no petróleo, como por exemplo, asfaltenos, podem estar adsorvidos na superfície destes sólidos, tornando-os molháveis pelo óleo e pela água ao mesmo tempo (POINDEXTER et al., 2005) . Isto faz com que os sólidos migrem para a interface água- óleo, estabilizando as emulsões. Dessa