Emule / edonkey – história, características, protocolos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EMULE
ITABUNA / BA
2011
EMULE / REDE eDONKEY
Pesquisa sobre Emule / eDonkey – História, características, protocolos. Disciplina Rede.
Orientador: Professor Rodrigo
ITABUNA / BA
2011
INTRODUÇÃO
O Emule, aplicativo de código aberto peer-to-peer (ponto a ponto) foi inicialmente desenvolvido em 2002 pelo jovem Hendrik Breitkreuz (também conhecido como Merkur). Procurando melhorias na rede eDonkey que é uma rede de P2P, criada pela empresa alemã MetaMachine para transferência de grandes arquivos, em sua tradução literal donkey burro ou jegue.
Como se trata de um programa de código aberto, desenvolvedores de todo o mundo contribuem com o projeto, tornando esta rede muito eficiente.
Por padrão o Emule utiliza das portas 4662 (TCP) e 4672 (UDP).
Até maio de 2010, o Emule foi baixado cerca de 510 milhões de vezes, sendo no momento o cliente P2P mais utilizado no mundo.
EMULE / Edonkey
A rede eDonkey (também conhecida como a rede eDonkey2000 ou eD2k ) é um programa descentralizado, baseada em servidor peer-to-peer de compartilhamento de arquivos de rede mais adequado para compartilhar arquivos grandes entre os usuários, e para fornecer disponibilidade a longo prazo dos arquivos. Como a maioria das redes, é descentralizada, como não há qualquer hub central para a rede, também, os arquivos não são armazenados em um servidor central, mas são trocados diretamente entre os usuários com base no princípio de peer-to-peer.
Atualmente, a rede eD2k não é suportado por qualquer organização (no passado, foi apoiado pelo MetaMachine Corporation, seu criador, que agora está fora do negócio) e o desenvolvimento e manutenção está sendo totalmente fornecido pela sua comunidade de desenvolvedores e clientes.
A parte do servidor da rede é de propriedade livre. Há duas famílias de software servidor para a rede eD2k: o original da MetaMachine, escrito em C + + , código-fonte fechado e proprietário, e