Quarta Gera O GSO Aluno Pedro Soares RA 142A52
11777 palavras
48 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZAFaculdade de Tecnologia de Jundiaí
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Pedro Paulo Pires Soares
RA: 142A52
GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
HISTÓRIA DO COMPUTADOR PESSOAL
Jundiaí
2015
4ª Geração (1980 – Atual)
A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.
Os circuitos acabaram se tornando ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware.
CRONOLOGIA
1980
Nessa época já havia mais de 1 milhão de computadores nos Estados Unidos da América e lá a ARPAnet se espalhou rapidamente, conectando mais de 400 hosts em universidades, no governo e em organismos militares. Mais de dez mil pessoas já tinham acesso à rede.
Mas tudo começou bem antes, ainda no segundo semestre de 1980, Bernes-Lee criou um programa que denominou "Enquire-Within-Upon-Everything" (que ficou conhecido como "Enquire"). O programa criava conexões entre pessoas e arquivos por meio de palavras-chave, os “links” (ou atalhos) entre documentos, de modo que, clicando sobre um desses links apareceria o documento correspondente. Apesar de nunca ter sido publicada, foi a base para o desenvolvimento da WWW. A "Seattle Computer Products" (SCP) decidiu criar seu próprio sistema operacional de disco (QDOS - Quick and Dirty Operating System), devido aos atrasos da "Digital Research" em lançar o sistema operacional CP/M-86.
Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, compraram o sistema QDOS de Tim Paterson por US$ 50.000 que, após algumas melhorias, foi rebatizado como