Empuxo
Este experimento trata-se da analisa da densidade de um fluido (liquido). Foi utilizado um dinamômetro para pesagem F1 de um tarugo cilíndrico e após ele foi imerso dentro de um recipiente contendo liquido, fazendo com que o nível do liquido subisse e foi realizado a pesagem F2 do mesmo novamente, com isso pode ser encontrado uma força que age de baixo para cima que denomina-se empuxo. Esse empuxo equivale ao peso do volume deslocado pelo objeto e esse volume deslocado corresponde ao mesmo volume do objeto imerso.
2 – objetivo
Calcular a densidade do liquido.
3 – Procedimento Experimental
Instrumentos utilizados para o experimento foram: 1 Dinamômetro 1 Conjunto Arete 1 Pote com agua 1 Tarugo de Acrílico 1 Béquer com Agua
Este experimento foi subdividido em duas etapas:
1° - Calculo da densidade do liquido;
2° - Analise das forças F1, F2 e F3 .
1° Etapa
Posicionou-se o dinamômetro no conjunto Arete e após o tarugo cilíndrico no dinamômetro, pesou-se F1 (figura 01), após imergiu o tarugo cilíndrico no béquer com liquido e pesou-se F2 (figura 02). Conforme figura abaixo:
Os resultados obtidos foram: Na primeira pesagem a força peso foi F1 = 0,62 N, e na segunda quando o tarugo foi imerso no liquido foi F2 = 0,18 N e o empuxo obtido foi E = 0,44 N.
Dados das figuras:
1 = Dinamômetro
2 = Tarugo cilíndrico
3 = Béquer com liquido
Para calcularmos a densidade do liquido, primeiro encontraremos a área e o volume do cilindro imerso e o empuxo exercido sobre ele.
O calculo da densidade do liquido é dada pela formula:
=
Onde: = Densidade do liquido E = Empuxo Vd = Volume deslocado g = gravidade
Área do cilindro:
Ab = π . R2
Ab = 3,14 x 0,0125
Ab = 0,00049 m2
Volume do cilindro:
Vc = Ab . h
Vc 0,00049 x 0,072
Vc = 3,5 x 10-5 m3
O Empuxo é dado pela diferença de Forças:
E = F1 - F2