empuxo
Reconhecer a presença do empuxo em função da aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num liquido. 2- Lista de material
01 Suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras;
02 Cilindros de dimensões diferentes;
01 Dinamômetro tubular de 2N;
01 Becker com 250 ml de água.
3- Procedimento da experiência
Inicialmente colocamos 250 ml de água no Becker e deixamos a parte. Em seguida executando a montagem sugerida, posicionando o suporte com haste (conjunto arete), e nele o dinamômetro com o cilindro A (como um pendulo). Assim verificamos o seu peso. Logo após submergimos o mesmo cilindro por completo no Becker com água, de modo que não tocasse no fundo do recipiente, novamente verificamos outra medida. Posteriormente posicionamos o cilindro apenas com sua metade emergida e então se verificou a ultima medida do peso. Todo o processo realizado com o cilindro A, foi realizado também com o cilindro B e obtivemos resultados diferentes.
4- Tabela com os resultados
5- Comentários
5.1 Justifique a aparente diminuição ocorrida no peso ao submergir na água (conhecido como peso aparente).
Teorema de Arquimedes
“Todo corpo sólido mergulhado num fluido em equilíbrio recebe uma força de direção vertical e sentido de baixo para cima de intensidade igual ao peso do líquido deslocado.”
Diante disso entendemos que por causa dessa teoria irá existir uma força que no momento que se afunda o cilindro na água, passa a existir uma força de empuxo, o que faz com que haja uma aparente diminuição no peso do objeto.
5.2 Determine o módulo da força que provocou a aparente diminuição sofrida pelo peso do corpo (doravante denominada de empuxo e representada por E).
Cilindro A
E = PCFL – PACDL
E = 0,3 – 0,2 = 0,1N
Cilindro B
E = PCFL – PACDL
E = 0,44 – 0,4 = 0,04N
5.3 Qual a direção e o sentido do empuxo E?
Direção vertical, sentido para cima.
5.4 Determine o