Empuxo
Disciplina: Laboratório de ondas e termodinâmica
Turma: 01
Professor: Igor Rochaid
Pratica IV: Empuxo
Antônio José Rodrigues Cordeiro
Daniel de Oliveira Santos
Francisca Ires Vieira de Melo
Karine Bianca de Freitas
Pau dos ferros 2014
Sumário
1. Objetivos
Determinar a densidade da água.
2. Introdução Teórica O empuxo pode ser denominado como uma força de reação, que pode ser notada, por exemplo, se mergulharmos um corpo na água, ele se torna mais leve, isso ocorre pela ação da força empuxo, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Sendo assim, segundo o princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso , devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo , devida à sua interação com o líquido. Como pode ser visto na figura abaixo:
Figura 1: Empuxo.
Fonte: Google imagens
Quando um corpo está totalmente imerso num líquido qualquer, podemos ter as seguintes condições: se ele permanece parado no ponto em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual a intensidade da força peso; se ele afundar, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso; se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso. Sendo E o módulo do empuxo exercido pelo fluido sobre o corpo e P o módulo do peso do líquido deslocado pelo corpo e usando o enunciado teórico do Princípio de Arquimedes podemos escrever:
E = P (1)
Mas como: (2)
Onde m é a massa do volume do líquido deslocado V. Sendo d a densidade do líquido deslocado, a massa do líquido m será dada por: