Empuxo
Igreja N. S. da Conceição
1720 IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO
Localizada em Paraty-Mirim, 3º Distrito do Município, a 27 km do Centro Histórico, a foi a primeira construção religiosa no entorno de Paraty. Embora sua fundação seja de 1720, uma das edificações que fazem parte do conjunto arquitetônico data de 1849. Construção térrea, de linhas bastante simples, adro na praia e fachada principal voltada para o mar, duas janelas no coro e porta única de madeira almofadada, com molduras em cantaria. Planta de nave única, sem corredores e altares laterais. Piso em tijolo de barro.
Igreja de Santa Rita
1722 IGREJA DE SANTA RITA
Construída por pardos libertos, sua planta segue o mesmo partido comum no século XVII: nave única, sem capelas laterais e um corredor lateral que liga a sacristia ao campanário. Fachada de esquema jesuítico: três janelas no coro e uma porta. Cunhais em cantaria. Frontão em curva e torre do campanário encimada por um galo de grimpa (cata-vento) em cobre. Tribunas e coro em renda de madeira, altar-mor com colunas em volutas, portas em madeira esculpida e lavabos em cantaria. Contíguo à igreja, do lado direito do corpo principal, encontra-se o cemitério da Irmandade de Santa Rita dos Pardos, em estilo catacumbas. Entre os dois, internamente, adro e jardim. Destaque para várias peças, como a N.S. da Piedade, em terracota, do século XVII; o São Sebastião, em madeira com policromia, século XVIII; castiçais, coroas e custódias em prata lavrada de origens e datas diversas, que podem ser admiradas na caixa-forte do Museu de Arte Sacra de Paraty, que funciona num espaço anexo à igreja, administrado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Igreja N. S. do Rosário
1725 IGREJA N.S.DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO
Construída por negros escravos, sua planta é comum às igrejas do século XVII. A fachada é rústica, do mesmo gênero das capelas mineiras: duas janelas no coro e uma porta, óculo no