EMPRESAS TICAS E SUSTENTAVEIS
No nosso mundo capitalista a maioria das empresas tende a focar estritamente em seus lucros, muitas vezes se esquecendo de questões importantíssimas como a preservação do meio ambiente e dos direitos humanos. Em meio a isso surgiram as “benefit corporations” ou empresas B, dispostas a utilizar seus negócios de forma a ajudar no desenvolvimento social e na proteção ambiental.
Fundado em 2006, nos Estados Unidos, o B Lab é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à construção desse novo setor na economia, que brotou da vontade de Jay Coen de utilizar o poder das empresas para resolver os problemas sociais e ambientais. O B Lab certifica empresas que atendam a altos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência. Hoje são mais de 1250 empresas espalhadas por 38 países que já possuem esta certificação. No Brasil, são 26 sendo uma delas a já tão conhecida Natura, líder de mercado no segmento de cosméticos que sempre associou crescimento de mercado à promoção do bem-estar da sociedade. Vale ressaltar que este certificado tem validade de 2 anos e que findo o prazo a empresa é novamente auditada. A intenção aqui é que as empresas B estejam sempre buscando evolução nos seus processos.
No vídeo vimos o caso de uma das empresas percussoras desse movimento: a Patagonia (é assim sem acento mesmo!). Nascida da paixão do jovem Yvon Chouinard por alpinismo. Com apenas 17 anos ele percebeu que os pitões de ferro (ferramenta que é pregada na montanha para dar suporte à escalada), além de causar danos, precisavam ser deixados para trás o que se tornava uma agressão à natureza. Após pesquisar muito ele conseguiu produzir, na garagem da casa dos pais, um pitão a base de aço que foi um sucesso logo de cara. Em 1970, a Patagonia já era a maior produtora de equipamentos para alpinismo do mercado americano. Ao perceber que seus pitões continuavam por denegrir a montanha cancelou a venda do produto, mesmo sabendo que ele