ATPS DE CUSTO ETAPA 1 E 2
O presente trabalho tem como finalidade explicar a importância que a Contabilidade de Custos exerce na formação do preço de venda, seja de um produto fabricado ou de um serviço prestado. O objetivo do estudo desta ATPS é investigar como ocorre a estrutura de custos de uma empresa industrial de sorvetes utilizando métodos básicos da Contabilidade de Custos para determinar os custos de produção da Indústria de Sorvetes “Sabor Tropical”.
ETAPA 1- tERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS
Terminologia contábil é a caracterização de cada ato contábil, consideramos que a utilização de uma terminologia contábil simplifica o entendimento e facilita a comunicação, ou seja, termos padronizados a serem utilizado no cotidiano contábil, conforme suas definições. Abaixo segue algumas definições utilizadas no cotidiano contábil.
GASTO - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, este é um conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens ou serviços adquiridos.
DESEMBOLSO - Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.
INVESTIMENTO - Gasto ativado em função da vida útil do bem adquirido ou dos benefícios que poderá gerar no futuro.
DESPESA - Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente pare a obtenção de receitas.
RECEITA - Entrada de elementos pare o ativo sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber, correspondente normalmente a venda de bens ou serviços.
PERDA - Consumo de bens ou serviços de forma anormal e/ou involuntária. Pode, também, ser entendida como o resultado líquido desfavorável resultante de transações ou eventos não relacionados as operações normais da empresa.
GANHO - Resultado liquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados as operações normais da entidade.
LUCRO / PREJUÍZO - Diferença positiva negativa entre receita