Empresa
MELHORIA/EFICIÊNCIA NA QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES NO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO
Anderson Moraes Braga1, Francisco José Medeiros[1] e Ediward Robson[2]
RESUMO
Atualmente as organizações tendem a adotar diversas formas de atuação estratégica relacionada aos fornecedores. As organizações buscam promover formas de qualificação para esses profissionais possam atender os requisitos de qualidade e eficiência. Objetivo desse estudo é identificar estratégias que poderão ser aplicadas para a melhoria e eficiência na qualificação de fornecedores no processo de contratação na área de gestão de projetos. A metodologia do estudo orientou-se pela pesquisa bibliográfica, com base em um estudo de caráter descritivo das informações atuais na área de gestão de projetos. Os resultados demonstraram que alguns segmentos de mercado têm atualmente a atribuição de desenvolver critérios de avaliação de fornecedores para a sua qualificação, na medida em que os efetivam procedimentos e metodologias baseados nas boas práticas de gerenciamento de projetos do PMI/PMBOK nos vários ambientes produtivos, a parceria com fornecedores pautada em procedimentos de certificação e qualificação se constitui em uma etapa de maturidade das organizações.
Palavras-chave: Estratégia, Qualificação, Fornecedores, Contratação, gestão de Projetos.
INTRODUÇÃO
A gestão de projetos exige estratégias e recursos para garantir o sucesso em um ambiente competitivo, além das ferramentas sofisticadas e a necessidade de uma mudança na estrutura da organização, os fornecedores representam também uma peça chave importante nas redes de atividades desenvolvidas pela gerência de projetos.
A realização de um projeto exige o processo de gerenciamento de aquisições que impõe a realização de planejamento, documentação e procedimentos para obter bens e serviços de empresas terceirizadas. No processo interno exigem-se os procedimentos de compras ou aquisições.