Empresa
A Cisco Systems, Inc. é uma companhia multinacional sediada em San Jose Califórnia, Estados Unidos da América. A atividade principal da Cisco é o oferecimento de soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda (destacando-se fortemente no mercado de Roteadorese Switches) ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias Linksys, WebEx, IronPort e Scientific Atlanta. No começo de suas operações a Cisco fabricava apenas roteadores de grande porte para empresas mas gradualmente diversificou o seu negócio passando a atender também ao consumidor final com tecnologias como oVoip ao mesmo tempo, em que seu segmento corporativo era ampliado.
A Cisco foi fundada com base na cultura e nos princípios da comunicação aberta, confiança, integridade e retribuição à comunidade. Estes são os mesmos valores que, atualmente, são encontrados na empresa.
História:
O casal Len Bosack e Sandy Lerner, que eram funcionários da área de computação da universidade estadunidense Standford University, fundaram a Cisco Systems em 1984.
Embora a Cisco não tenha sido a primeira companhia dos EUA a produzir roteadores, foi a primeira a vender de forma sucedida roteadores multi-protocolos, permitindo que computadores antes incompatíveis pudessem se comunicar usando diferentes protocolos de redes. Quando o protocolo de internet (IP) tornou-se o modelo padrão os roteadores multi-protocolos entraram em desuso.
Em 1990 a companhia começou a ter suas ações cotadas na bolsa de valores eletrônica da Nasdaq.
Durante o boom da internet em 1999, a companhia adquiriu a Cerent Corp., uma companhia nova localizada em Petaluma, California, EUA.
No final de março de 2000, no pico do boom das empresas ponto-com, a Cisco tornou-se a empresa mais valorizada do mundo. Em 2008, a Cisco foi considerada, uma das cem marcas mais valiosas do mundo, ocupando a décima sétima posição na classificação.
Com suas aquisições, desenvolvimento interno, parcerias com outras empresas,