Empresa motriz e desenvolvimento regional: análise dos impactos da iveco na cidade de sete lagoas – mg
RESUMO Este estudo avalia os impactos da instalação de uma empresa de alta tecnologia (IVECO) na cidade de Sete Lagoas - MG, através das mudanças no PIB, no nível de emprego, no número de estabelecimentos comerciais e industriais e infra-estrutura pré e pós-instalação desta empresa. Em caso de confirmação positiva da hipótese justifica-se a constituição de um pólo de crescimento no desenvolvimento regional. Desenvolve-se um modelo empírico de séries temporais para observar se a entrada da IVECO no município influenciou o PIB, a indústria, o comércio, a urbanização, o emprego e o multiplicador do emprego no período de 1995 a 2006. Palavras Chaves: Pólos de crescimento; empresa motriz; desenvolvimento regional.
Área Temática: Economia Mineira
1
Trabalho resultante da monografia de final do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), orientada pelo Profa. Dra. Daniela Almeida Raposo Torres. Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).
2 3
Doutora em Economia pelo Centro de Desenvolvimento Regional - CEDEPLAR/UFMG. Professora e Coordenadora dos cursos de Economia e Administração Pública e do NEES do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM).
1 1. INTRODUÇÃO Importantes mudanças ocorreram no desenvolvimento do capitalismo no Brasil na última década do século XX, principalmente, no setor industrial que se ordenou constituindo novas inserções e integração no espaço geográfico do país. Essas mudanças, dentre diversos fatores foram promovidas primeiramente pelas políticas de abertura econômica, as quais, fomentaram uma maior participação do capital estrangeiro, essência das indústrias de alta tecnologia. Como conseqüência da abertura econômica, o mercado nacional se viu inundado de produtos importados. Para enfrentar