EMPRESA FICTÍCIA
Como surgiu e evoluiu?
O surgimento oficial da Auditoria convencional no Brasil é datado da década de 30 do século XX, prática trazida das empresas estrangeiras instaladas no território nacional, bem como que a Lei nº 4.728, 14 de Julho de 1965, estabeleceu a obrigatoriedade da prática de Auditoria Governamental no Brasil. A Auditoria foi nacionalmente reconhecida apenas em 1968, por ato do Banco Central do Brasil. O fortalecimento da atividade, todavia, ocorreu em 1972, regulamentação do Banco Central do Brasil (Bacen), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pela formação de um órgão nacional para congregação e auto disciplinação dos profissionais de Auditoria sendo este denominado IBRACON.
A concorrência está cada vez mais acirrada, privilegiando as empresas dinâmicas, em detrimento daquelas menos ágeis. Para competir no mercado as empresas se deparam com a exigência de obter o melhor desempenho possível dos processos organizacionais.
A Auditoria interna é um assunto que merece preciosa atenção de todos, haja vista que esta profissão tem se desenvolvido consideravelmente no contexto organizacional, de forma a ocupar e conquistar um nível de importância indiscutível no alcance da eficiência e eficácia no desempenho das atribuições das áreas e unidades organizacionais em vistas as estratégias pré-estabelecidas.
Assessoramento e ConsultoriaA auditoria interna é uma atividade independente e objetiva, que presta serviços de avaliação, assessoramento e consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio de uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de riscos, controles e governança corporativa.
Avaliação de Processos OrganizacionaisNos dias de hoje fica cada vez mais evidente que os controles necessitam atuar