Empresa fictícia
O mercado mundial de produtos florestais
O Brasil está entre os grandes vendedores de madeira do mundo e também é um grande consumidor. O mercado madeireiro vive a sina de ser apontado como um dos maiores vilões do desmatamento da Amazônia, mas a madeira continua sendo uma matéria-prima essencial para diversas atividades. Apesar da existência da devastadora exploração ilegal de madeira, principalmente na Amazônia, há alternativas viáveis para explorar o recurso com menor impacto ambiental, como o caso das áreas do manejo florestal. Nas próximas páginas, você terá uma idéia do tamanho desse mercado madeireiro, quais seus principais produtos, como é fiscalizado no Brasil e como funciona a cadeia produtiva do setor. Vamos, primeiro, dar uma idéia do mercado mundial do produto.
Mercado mundial de madeira
|[pic] |
Em 2006, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o mercado mundial de produtos florestais alcançou a cifra de aproximadamente US$ 204 bilhões. Este valor inclui tanto produtos madeireiros como não-madeireiros (frutos, resinas, gomas, cipós etc.) a partir de matérias-primas exploradas tanto de florestas naturais como plantadas. Segundo a mesma fonte, o Brasil possui uma posição de destaque no mercado mundial florestal, ocupando a 11ª colocação, tendo exportado US$ 5,7 bilhões em 2006.
À frente do Brasil encontram-se países com maior tradição na área florestal como Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, Rússia, China, França, Áustria e Indonésia, veja os detalhes abaixo. Curiosamente, apenas o último país da lista, assim como o Brasil, tem parte desta produção baseada em florestas tropicais. Porém, tem sido extensivamente discutido na literatura especializada nos últimos anos que os estoques de madeiras tropicais da Indonésia e Malásia estão rapidamente se esgotando, após décadas de exploração predatória e não-manejada. Desta forma, o