Empregos Verdes
Neste trabalho serão abordados os Empregos Verdes que são aqueles que além de contribuírem para o progresso econômico, promovem também o reparo das agressões feitas diariamente ao meio ambiente, pelos seres humanos. Melhoram a qualidade de vida das pessoas, visando o equilíbrio entre elas e o planeta em que vivem. Também será abordado a Educação Sustentável, tão importante quanto os Empregos Verdes, que tem como objetivo formar pessoas ecologicamente responsáveis, ensinando muito mais do que práticas obrigatórias de cada cidadão na sociedade.
Empregos Verdes
Uma das principais dificuldades no contexto das mudanças climáticas e da nova economia é a geração de Empregos Verdes. Segundo a OIT – Organização Internacional do Trabalho, os desafios são: Ampliação da geração dos Empregos Verdes, eliminação dos empregos que contribuem para a emissão CO², transformação de empregos existentes em empregos que tenham equilíbrio com o planeta.
Há duas vertentes, a necessidade de criar empregos para a melhoria de vida das comunidades mais carentes do mundo e a necessidade de converter os processos e práticas que dificultam a obtenção da prosperidade duradoura, através da transformação dos tipos de atividades de trabalho.
A definição de Empregos Verdes segundo Van Jones, é aquele que contribui para preservar e melhorar a qualidade de vida do indivíduo e do ambiente. Na maioria dos lugares eles já existem, nos campos de tecnologias ambientais das fontes de energias renováveis, ecoturismo e a reciclagem. Entre as áreas de forte potencial para a geração de empregos verdes estão: a construção civil sustentável, transporte alternativo, fornecimento de energia e serviços ambientais.
Os empregos verdes estão voltados para trabalhadores que tenham habilidades atualizadas. A maioria da população pensa que os mesmos visam principalmente os produtos da natureza referentes à biodiversidade, o que caracteriza uma limitação. Mais de dois milhões e meio de postos de trabalho