Empreendorismo
Empreendedor é aquele que tem paixão, curiosidade, determinação, iniciativa, entusiasmo, coragem, disposição e persistência, alguém que consegue identificar o potencial numa ideia e que está disposto a arriscar num novo projeto.
O empreendedorismo é fundamental para o crescimento da economia do país. Segundo Dolabela (1999, p. 43), “o termo empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e o seu universo de atuação”. A partir do momento em que o empreendedorismo tornou-se o centro de novas pesquisas conquistou espaço em periódicos e livros, tornou-se necessária uma definição geral do termo.
O empreendedorismo, nas colocações de Dornelas (2001, p. 19), é.
Representado por um processo em que as pessoas são diferenciadas, possuem motivação singular, são apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.
Constata-se que o fenômeno empreendedorismo traz como agente o empreendedor, capaz de desenvolver uma visão sobre negócios, de persuadir pessoas e identificar uma oportunidade de mercado, aonde outros não vêm, além de ter energia, esperança e paixão pelo que faz.
Enumeramos na mesma proporção alguns fatores que inibem o empreendedorismo:
1) Políticas Governamentais, especialmente a elevada tributação e o excesso de burocracia;
2) Apoio Financeiro, com as já conhecidas dificuldades de acesso a crédito e política de juros altos;
3) Educação e Treinamento, por não