Empreendorismo
Depois de ter lido a apostila e o material complementar qual a sua conclusão sobre a seguinte pergunta: o que é ser empreendedor? Depois disso, procure dar um exemplo de um empreendedor que você conhece e conte, em poucas palavras, qual é o ramo do empreendimento em que o mesmo atua e, se possível, também faça referências ao processo de concretização do empreendimento. Por que você considera esta pessoa empreendedora?
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e é visionário. Os empreendedores sabem tomar decisões, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são dedicados, determinados, organizados, dinâmicos, otimistas, apaixonados pelo que fazem não visando apenas o dinheiro, são líderes, planejam cada passo de seu negócio e assumem riscos calculados.
Um exemplo de empreendedor é Carlos, um colega do qual conheci seus serviços em meu trabalho.
Carlos era apenas um funcionário de uma grande franquia de lanchonetes. Trabalhava servindo coffee break para empresas em reuniões, inaugurações e festas em geral. Um dia propôs uma sociedade com o dono da franquia. Deu muito certo e a demanda foi crescendo a cada dia.
Carlos, visando o futuro, se arriscou e decidiu desfazer a sociedade e conduzir seu próprio negócio.
Hoje, tem uma equipe de profissionais competentes, comprou um pequeno caminhão, e é um dos mais procurados organizadores de eventos da cidade.
Considero Carlos uma pessoa empreendedora, pois ele teve visão em seu negócio, acreditou, trabalhou e se esforçou arduamente para concretizá-lo.
Fórum 3
(Baseado em um exercício proposto por Carlos Dornelas, em seu livro “Empreendedorismo – Transformando idéias em negócios”)
Pedro é um jovem empreendedor, visionário e cheio de idéias. Logo depois que saiu da faculdade de Engenharia reuniu um grupo de amigos e, em sociedade, abriram uma empresa no ramo de transportes – a Cars. Por sua iniciativa e inteligência, foi escolhido para se presidente da empresa.