empreendimento
Maria Alice Wernesbach Nascimento
Rosany Scarpati Riguetti
Administração Geral
Faculdade Novo Milênio
RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem como, seus conceitos e suas características. A palavra empreendedor é utilizada para designar principalmente as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços. Um empreendedor está sempre querendo saber mais e mais.
O empreendedor também tem muitas características na sociedade humana, como criar, ter habilidades, saber organizar, planejar, ser líder, ter visão de futuro, coragem, solucionar, inovar, persistir, e saber expressar. O empreendedor tem várias características a serem alcançadas, as realizações vem acompanhada da persistência, pois enfrentar obstáculos é enfrentar e buscar resultados do sucesso, e para isso correr riscos e desafios.
PALAVRAS-CHAVE: Planejar. Inovar. Persistência.
De acordo com Dornelas (2001, p. 37),
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. [...] O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos os seguintes aspectos referentes ao empreendedor, iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar e utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive.
De acordo com Dolabela (1999, p. 43),
Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. A palavra