Empreender para crescer
1- INSTITUIÇÃO DAS FFAA NA REPÚBLICA BRASILEIRA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Inicialmente, pretende-se indicar o papel e a natureza da participação das duas forças singulares, à época da instituição da república brasileira, na chamada proclamação da república. O objetivo é demonstrar que em um importante rito de passagem da história política brasileira os militares, da época, acreditavam em um projeto de nação a partir de suas próprias visões e talvez divorciados ou divididos quanto à essencia de um projeto de nação para o Brasil.
1.1- MARINHA DO BRASIL E EXÉRCITO BRASILEIRO NA FUNDAÇÃO DA REPÚBLICA
1.2- PRESENÇA MILITAR EM GOVERNOS REPUBLICANOS
2- O POSITIVISMO NO ESPÍRITO MILITAR BRASILEIRO
Aqui, a abordagem visa revelar a relação da cúpula militar com os militares subalternos. Isto é: a relação dos oficiais superiores e dos oficias generais com a tropa propriamente dita com a finalidade de sinalizar indícios de uma possível distorção na lide em relação aos objetivos ou propósitos da força.
2.1- A VIDA NA CASERNA: O COTIDIANO NA CÚPULA MILITAR
2.2- A FORMAÇÃO PÓS GRADUADA NAS ESCOLAS MILITARES: VALORES E CRENÇAS
3- A QUESTÃO DO PROFISSIONALISMO NAS FFAA E A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA
Nesta parte do texto pretende-se colocar em discussão a questão da amplitude temporal da Estratégia Nacional de Defesa como um horizonte longo e suficiente para a promoção do desenvolvimento de um projeto ousado de transformação nas FFAA na dimenssão humana, especificamente, no estabelecimento de valores essenciais para a sustentação de um projeto de mudança a longo prazo
3.1- A CARREIRA MILITAR PARA OFICIAIS: RECRUTAMENTO, FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ALTO COMANDO E ESTADO-MAIOR GERAL
3.1- O SERVIÇO MILITAR: A CONSCRIÇÃO E A FORMAÇÃO MILITAR PROFISSIONAL DAS PRAÇAS
4- O PAPEL DAS FFAA NA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA