Empreendedorismo
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
TECNOLOGIA EM MARKETING – 10 ANO
DESAFIO – EMPREENDEDORISMO
Professores
Me. Ademir Cavalheiro Leite
Profa. Juliana Marinelli
Campinas, 14 de junho de 2011
PRIMEIRO DESAFIO
ETAPA 1
Conceito de Empreendedorismo
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos, que em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades, e a implementação dessas oportunidades, levam à criação de negócios de sucesso.
Para Joseph Schumpeter (1949) empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais, e segundo Kirzner (1973) empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva de um ambiente de caos e turbulência. Ambos, porém são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.
Então o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor. * Iniciativa para criar um negócio e paixão pelo que faz. * Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. * Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Em primeiro lugar o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, de valor. Em segundo requer a devoção, o comprometimento de tempo e esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas tomadas; é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.
O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou