Empreendedorismo
Num contexto mais empresarial, podemos definir um empreendedor como alguém que não é avesso à mudança sempre que ela é necessária, é alguém versátil, que possui as capacidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros.
Uma das definições mais aceites hoje em dia é-nos dada por Robert D. Rich, no seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas de satisfação económica e pessoal.
Uma das características para mim mais importantes num empreendedor é a sua visão. Visão de mercado, como forma de ler a realidade atual do mercado, perceber as suas necessidades e antecipar a criação de produtos pioneiros para satisfazer as mesmas, ou em algumas situações, sendo mesmo capaz de, por si e pelo seu vanguardismo, criar a própria necessidade no mercado.
Um exemplo paradigmático, é o caso de Steve Jobs, o fundador da Aple. No final da década de 70, em conjunto com os seus sócios, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso.
Durante a sua carreira na Aple, Jobs passou por altos e baixos, levando mesmo a que a certa altura fosse destituído da empresa. O acreditar na sua ideia e a sua preserverança levou-o a criar ele mesmo a sua própria empresa, a NeXt.
O seu sucesso e ideias foram reconhecidas, levando a Aple a assumir o seu erro e a querer tê-lo de volta à empresa.
Steve Jobs