Empreendedorismo
Etapa 1
Passo 1
Dicas do Prof. José Dornelas :
1. primeiro erro do empreendedor iniciante é achar que planejar não é necessário.
2. É necessário que o empreendedor se capacite e obtenha informações em gestão de negócios, viabilidade econômica-financeira, e também desenvolvam atitudes empreendedoras.
3. É importante conhecer as técnicas de gestão, mas também que tenha atitudes, condutas, lideranças e um comportamento lutador.
4. Outra importância também para abertura de um negócio é a afinidade e a vocação do interessado no ramo em que se vai atuar.
5. É procurar saber se existe mercado favorável, se você já tem clientes, se tem fornecedores suficientes para poder atender a demanda do mercado, se tem preço, prazo e qualidade de entrega, se tem concorrentes, além de avaliar a questão financeira.
6. Além disso outra ajuda é obter consultoria nas empresas-junior dentro das faculdades, o custo é baixo e os resultados são bastante positivos.
7. Outra alternativa também é procurar instituições como a endeavor, que incentiva o empreendedor e também tem bons consultores e o melhor de tudo tem troca de informações entre empreendedores.
8. Outro passo importante e necessário é cuidar das relações trabalhistas, os pequenos empresários podem tirar proveito de um ambiente de trabalho mais restrito, onde os valores devem ser buscado são mais homogenêos devido à presença do proprietário, ou seja, ele pode dar um tratamento mais personalizado a cada um dos colaboradores da empresa.
9. Segundo José Dornelas, após a abertura das portas, outra parte importante é que as pesquisas mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação. A maioria ainda não vê a inovação um diferencial para o seu negócio. Isso é negativo porque o Brasil vem crescendo e está atraindo investidores externos, empreendedores de outros países, outros negócios estão entrando e o empreendedor brasileiro tem que se preparar para isso. O crédito cresceu, as