Empreendedorismo
O tema empreendedorismo é bastante antigo. As primeiras manifestações empreendedoras foram visualizadas desde as primitivas invenções e negociações. Dolabela (2006, p.25)
Enfatiza que o “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo, existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza.”.
Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarra-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
O autor salienta que o empreendedorismo além de ser uma das manifestações da liberdade humana, é a melhor arma contra o desemprego. Podendo ser considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país, que por meio da inovação, dinamiza a economia.
De acordo com Aidar (2007, p. 2), o empreendedorismo está associado, ao processo pelo qual os produtos e serviços são substituídos no mercado, á substituição de produtos existentes por outros, mais baratos ou mais eficazes para a mesma função ou, simplesmente á ação de tornar a função de um produto ou serviço obsoleta pela introdução de inovações tecnológicas.
Contudo, Dolabela (2006, p. 31) relata que o empreendedorismo não nasce na pessoa, e sim “é um fenômeno natural, fruto de hábitos, práticas e valores de pessoas”. Os empreendedores não nascem prontos, são modulados por vínculos e afinidades de familiares, amigos, uma atividade afim cursos, viagens e congressos, que foram fatores importantes na geração do perfil empreendedor.
É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O conceito de empreendedorismo trata não só indivíduos é o fator importante para o desenvolvimento de uma empresa.