Empreendedorismo
1. Introdução
Neste trabalho iremos reflectir sobre o empreendedorismo e o processo de mudança que as empresas precisam de enfrentar para que o mesmo seja possível.
A sociedade contemporânea, globalizada e cada vez mais complexa, alterou significativamente os padrões do crescimento económico. A informação e o conhecimento emergem como factores críticos de sucesso para as empresas que, no Século XXI encaram novos desafios, tais como crescente competitividade e busca da satisfação das necessidades dos consumidores.
Para as organizações se diferenciarem necessitam ser flexíveis, inovadoras e empreendedoras. Estas competências obrigam à superação de obstáculos, implementação de mudanças e gestão do capital intelectual pois indivíduos motivados tornam-se, nos dias de hoje, fundamentais para qualquer organização que queira atingir o sucesso.
No entanto, como veremos de seguida, ser empreendedor não é simples e exige determinação para superar barreiras.
2. Empreendedorismo
2.1 Conceito
Empreender significa realizar, fazer ou executar enquanto que empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com a criação de um projecto (seja técnico, científico ou empresarial). É necessário saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos através da criação de novas empresas ou produtos, novos métodos de produção ou mercados, assim como novas formas de organização, agregando valor que caracterize o empreendedorismo.
2.1.1 - O que se entende por empreendedor?
De uma maneira abrangente, o empreendedor é todo aquele que apresenta determinadas habilidades e competências para criar, abrir e gerir um negócio ou empresa, com o objectivo de gerar resultados positivos (lucro para a organização e valor para o cliente) assumindo os riscos inerentes ao mesmo.
No entanto, apesar do empreendedor ter que possuir uma mentalidade de querer transformar ideias de