Empreendedorismo
PORTIFÓLIO:
ESTUDO DE CASO – BUSCAPÉ: do empreendedorismo à inovação aberta.
Aluno: Robson Arantes Meirelles
Código: 1312001
Curso: Administração
Disciplina: Empreendedorismo
Período: 4
Pólo: Conceição do Rio Verde - MG
17/09/2014
a) As principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.
O Buscapé com o “boom” obteve êxito em sua expansão devido a grandes grupos de investidores que começaram a olhar para o empreendimento e investir, haja vista que possuíam um bom produto e tecnologia de ponta, de desenvolvimento próprio.
A bolha de 2001 desencadeou um grande risco para empresas de internet, com falência de boa parcela delas e conseqüentemente quedas de ações em empresas pelo mundo todo.
O Buscapé para atravessar este difícil momento, diversificou os negócios migrando o mercado publicitário para venda de licenças de sua tecnologia à portais da internet.
Evidenciamos assim,neste contexto que o Buscapé encontrou na diversificação de seus produtos a receita para atravessar este momento de tribulações e incertezas no mercado mundial.
b) A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.
O Buscapé teve seu início de desenvolvimento com um investimento médio de R$ 300 reais ao mês e árduo trabalho de três colegas.
Com o “boom” a empresa recebeu sete ofertas de investimento, fechando parceria com a E-Platform, atuando como incubadora para o negócio, ou seja, ela administrava estrategicamente o negócio ao passo que os sócios centralizavam seus esforços no empreendimento do projeto.
Após o primeiro Road-show realizado pela E-Platform foi acolhida uma proposta de R$ 3 milhões pela Merrill Lynch e Unibanco.
No ano de 2005 com