Empreendedorismo
O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, tornando-se mais forte na década 1990. Alguns fatores explicam por que este repentino interesse pelo assunto. No Brasil devido a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade de abaixar com a mortalidade destas empresas são motivos para o aumento da popularidade deste termo.
Uma das consequências foi o aumento do desemprego. Sem alternativas, essas pessoas começaram a criar novos negócios utilizando suas próprias economias e muitas vezes sem nenhum conhecimento ou experiência no ramo. De repente se viram do outro lado, agora não eram mais empregados e sim patrões. A economia informal também é uma opção por motivo de não terem crédito, pelo excesso de impostos e altas taxas de juros. Houve também aqueles motivados pela nova economia, a Internet, os negócios pontocom aumentaram entre os anos 1999 e 2000.
Com todos estes fatores somados o tema empreendedorismo tomou ênfase no meio acadêmico e também com a criação de programas específicos que é o caso do “Brasil Empreendedor” do governo Federal em 1999.
Análise histórica do surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) = origem francesa e quer dizer = aquele que assume riscos e começa ago novo.
Primeiro uso do termo= Marco Pólo – tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente.
Idade Média
Foi usado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção.
Século XVII
Primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Século XVIII
Nesse século finalmente foi diferenciado o capitalista com o empreendedor, provavelmente