Empreendedorismo
1 INTRODUÇÃO. MICHEL, Murillo (2006) diz: “o empreendedorismo é o conjunto de ideias e pessoas que formam oportunidades de negócios, que podem ser de sucesso. Muitas empresas entram em falência por uma má administração. O sucesso de um negócio depende de alguns fatores importantes para a vida de uma empresa e o empreendedor deve estabelecer em seu plano de negócios esses fatores.”.
2 REFERENCIAL TEÓRICO.
2.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO.
Empreendedorismo é o simples fato de ver uma necessidade e buscar uma solução, ele promove o desenvolvimento econômico e social de um país. “Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar”. (Empreendedorismo.< http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo>. acesso em 18 nov. 2012 ) Qualquer pessoa pode ser empreendedor, independente de sua classe social ou estudo. “Os empreendedores provêm de experiências educacionais, situações familiares e vivências profissionais variadas. O empreendedor em potencial pode ser hoje enfermeira, secretária, trabalhador de linha de montagem, mecânico, vendedor, dona de casa, gerente ou engenheiro. O empreendedor em potencial pode ser homem ou mulher e de qualquer raça ou nacionalidade.” (HISRICH E PETERS 2004, p.77) Hisrich e Peters deixam claro que o empreendedorismo pode ser realizado em qualquer área de atuação e até mesmo dentro ou fora da empresa. Segundo Roger Agnelli (2012) na pesquisa elaborada muito dos grandes empreendedores apontam três características fundamentais para o empreendedor que esta começando agora, que são elas: Visão: é a capacidade de enxergar além de a coisa existir, de uma maneira clara. Coragem/iniciativa: capacidade de enfrentar riscos.
2
Competência: romper obstáculos, estar preparado para o eventual “surpresas” no mundo dos negócios. (Os três elementos básicos do