Empreendedorismo
Prof. Dr. Fabiano Marques O Plano de Negócios
Saiba Mais
Leitura Recomendada: Capítulos 5 do livro DORNELAS, José C. Empreendedorismo transformando idéias em negócios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.
O Plano de Negócios
Introdução “Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições”. (Dornelas, 2005)
O termo empreendedorismo está naturalmente relacionado ao termo plano de negócios e é uma parte fundamental para o planejamento de novas empresas. A principal utilização de um plano de negócios é prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e o desenvolvimento inicial de um negócio. Porém, este tem assumido um outro papel de grande importância, pois tem servido para empreendedores como instrumento para captação de recursos financeiros junto a capitalistas de risco e investidores. O sucesso de uma empresa é extremamente dependente do planejamento efetuado pelos seus empreendedores. Neste aspecto, o plano de negócios surge como a principal ferramenta para auxiliar no planejamento e, além disso, pode ser considerada uma ferramenta bastante eficiente de gestão. A importância do planejamento O grande índice de mortalidade das micro e pequenas empresas tem mostrado que a falta de planejamento pode levar um sonho à ruína em poucos anos. Sabe-se que duas a cada três empresas brasileiras fecham suas portas antes de atingirem cinco anos de existência. Nos EUA, berço capitalista mundial, considerado o país das oportunidades, esses índices não são muito diferentes. Da mesma forma, o principal motivo que leva as empresas a fecharem suas portas também não é muito diferente: a falta de planejamento.
2
O Plano de Negócios
Universidade Anhembi Morumbi
Uma pesquisa do Small Business Administration, órgão do governo americano de auxílio às pequenas empresas, mostra que 98% dos fracassos das empresas americanas têm uma causa comum: falha ou falta de planejamento