empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO
6. Viabilidade financeira
A elaboração de um plano de empreendimento requer muito trabalho inicial para entender todos os aspectos do setor e do mercado. Também requer trabalho inicial para entender a estrutura do empreendimento em si, inclusive o quadro financeiro. A análise da viabilidade financeira é o processo de verificar se o empreendimento dará lucro e como fará isso. Ajuda o empreendedor a contar a história do empreendimento o capital necessário para iniciar e operar o empreendimento e quanto tempo levará para dar lucro.
A melhor forma de analisar a viabilidade financeira é usar dados reais de receita e despesa. Entretanto, a maioria dos novos empreendimentos não tem uma história operacional nem dados financeiros suficientes para gerar um prognóstico da lucratividade do empreendimento. Portanto, esse processo pode exigir estimativas de receitas e despesas com base no desempenho das empresas concorrentes, médias do setor ou suas próprias suposições sobre a receita projetada e os custos do seu empreendimento. 6.1 Declarações de rendimentos
As declarações de rendimentos também são conhecidas como demonstrativos de lucros e perdas (P&Ls). A simulação de declaração de rendimentos (prospectiva) contém informações sobre a projeção de lucro ou perda referente a um período declarado e inclui estimativas de despesas e receitas. Receita é o dinheiro recebido a partir de transações por meio de operações comerciais normais. As despesas são os custos associados à operação do empreendimento. A finalidade de uma simulação de declaração de rendimentos é avaliar a viabilidade, fazer o orçamento interno, determinar os tipos e quantidades dos recursos necessários e comunicar essas informações para os seus investidores e outros interessados. O melhor lugar para iniciar uma análise de viabilidade financeira é o prognóstico de despesas.
Página |2
6.2 Prognósticos de despesas
O prognóstico de despesas é o processo