Empreendedorismo
O Perfil do Empreendedor
Profª Ana Luísa Vieira de Azevedo
1
Sumário da Aula:
a) Contextualizando Empreendedorismo;
b) Por quê ensinar Empreendedorismo;
c) Definindo Empreendedorismo.
2
Prof. Ana Luísa Vieira de Azevedo
a) Contextualizando Empreendedorismo
3
Prof. Ana Luísa Vieira de Azevedo
“O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990, mas tendo o período de 2000 a 2010 como um marco na consolidação do tema e de sua relevância para o país”.
“No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade de diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo, que tem recebido atenção especial por parte do governo e de entidades de classe”. (DORNELAS, 2012, p.1)
Prof. Ana Luísa Vieira de Azevedo
4
Com problemas de estabilização da economia e da competitividade gerada pela globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para manter-se no mercado.
Uma das consequências deste cenário foi o aumento no número de demissões.
Este aumento do índice de desempregos, fez com que muitos ex-funcionários, sem alternativa, decidissem abrir seu próprio negócio. Muitos ficaram na economia informal, motivados pela falta de crédito, pelo excesso de impostos e pelas ainda altas taxas de juros.
(DORNELAS, 2012, p.1-2)
Prof. Ana Luísa Vieira de Azevedo
5
“Houve ainda aqueles motivados pela nova economia, a internet, que teve seu ápice de criação de negócios pontocom entre os anos de 1999 e 2000”.
“Devem ser considerados também os que herdam os negócios dos pais ou parentes e que dão continuidade a empresas criadas há décadas”.
(DORNELAS, 2012, p. 2)
Prof. Ana Luísa Vieira de Azevedo
6
“Essa conjunção de fatores somados e o ímpeto do