empreendedorismo
A palavra empreender, que vem do latim imprehendere, significa deliberar-se a praticar, propor-se, tentar, ou ainda, pôr em execução.
A palavra empreendedor, em francês, é entrepreneur. Segundo Gueiros (2004, p. 4), na tradução literal, entre significa estar entre ou estar sob; já o termo preneur é derivado do verbo francês prende, que significa conduzir. Assim, o termo era usado para designar aqueles que faziam intermédio nos negócios ou projetos, estando à frente na execução, conduzindo-os.
Hisrich (2004, p. 27) exemplifica este intermédio com a atitude historicamente empreendedora de
Marco Polo, que assinava contratos para vender suas mercadorias, assumindo todos os riscos, e dividia os lucros entregando a maior parte ao capitalista investidor.
Marco Polo (1224 - 1324)
Mercador italiano, explorador, embaixador e viajante. por vários autores, porém todas concordando em um ponto: empreender está associado a riscos e inovação. Sendo assim, empreendedor é aquele que assume riscos e começa algo novo.
Por sua vez, o empreendedorismo se refere à capacidade de identificação e implementação de oportunidades de negócio, através da inovação e da criação de valor ao negócio (DORNELAS,
2012).
A tabela a seguir, elaborada por Robert Hisrich, sintetiza as mudanças no conceito de empreendedor no decorrer da história.
Desenvolvimento da teoria do empreendedorismo e do termo empreendedor
Idade
Média Participante e pessoa encarregada de projetos de produção em grande escala.
Séc.
XVIII
Pessoa que assumia riscos de lucro (ou prejuízo) em um contrato de valor fixo com o governo.
1725 Richard Cantilon: pessoa que assume riscos é diferente da que fornece capital.
1803 Jean Baptiste Say: lucros do empreendedor separados dos lucros de capital.
1876
Francis Walker: distinguiu o empreendedor (ou seja, aqueles que obtinham lucros com habilidades administrativas) do investidor (isto é, os que