empreendedorismo
Um dos principais sintomas de problemas na carreira é a "doença" do mau humor entre funcionarios e lideres da empresa. Apesar do nome popular a doença do mau humor leva a pessoa à um quadro de depressão leve, mas prolongado, que pode durar anos.
Embora dê conta do trabalho, a carreira de quem sofre com o problema pode ser prejudicada. Por conta da falta de ânimo e de vontade para realizar as atividades, o profissional sente que se desgasta demais, que despende um esforço maior do que os outros. "No fundo, ele sabe que poderia render mais", diz Hetem.Com o mau humor, a apatia ou o desânimo crônico, um profissional que sofre com a doença pode pôr tudo a perder com suas reações e atitudes no relacionamento com o próximo - com o chefe, os colegas, os clientes e os fornecedores.
"Mas como a doença pode se apresentar no início da idade adulta, a pessoa tende a escolher a profissão e as funções que irá desempenhar de acordo com seu perfil. Pode até ser que ela chegue a um cargo de liderança, mas acredito que daria preferência a atividades mais isoladas", opina Hetem. Como não se pode generalizar, é preciso lembrar que nada impede um profissional de ser um ótimo líder ou de alcançar o sucesso que almeja.
Ambiente favorável à criatividade
Para que um ambiente seja favorável ao trabalho é necessario que os empresários e os clientes tenham uma relação de amizade e de harmonia na empresa. A tendência mais observada nas empresas é que os "patrões" só estão preocupados com o lucro próprio, mas nao percebem o ambiente em que os trabalhadores vivenciam.
Segundo especialistas em rendimento no trabalho, para que uma empresa tenha um alto rendimento, é necessário que exista um ambiente fértil. Algumas dicas de como tornar esse ambiente, são:
*Dê espaços e liberdade para criar. A liberdade implica em aceitar pequenos enganos e promover a aprendizagem a partir deles. Lembrem-se: os grandes inventores, antes de chegar à sua