Empreendedorismo
Nem todas as fontes do empreendedorismo estão ligadas ao lucro ou a renda. O empreendedorismo tem destaque também em projetos sociais e pode se chamar empreendedorismo social.
Pois para empreender socialmente são necessários os mesmos fatores do empreendedorismo comercial, como aproveitamento de oportunidades que são identificadas e desenvolvidas juntamente com as boas ideias de empreendedores que possuem como qualidades as habilidades e o perfil empreendedor.
O que difere o empreendedorismo comercial do empreendedorismo social são a motivação, os objetivos e os obstáculos. Além disso, o empreendedorismo social é coletivo e os bens e serviços que produz são para o bem de toda a coletividade.
O foco do empreendedorismo social é sua característica mais marcante e que o diferencia do empreendedorismo empresarial, pois o foco do empreendedorismo social são os problemas que atingem a sociedade e suas soluções.
A medição dos resultados e objetivos alcançados pelo empreendedorismo social é o impacto social na vida comunitária, a melhoria e os incentivos conquistados e o risco que envolve este tipo de empreendedorismo.
Princípios do empreendedorismo social
Todos os envolvidos no empreendedorismo social buscam alcançar objetivos que têm como missão o bem-estar coletivo e por isso o empreendedorismo é peculiar e é guiado por certos princípios para que o alcance de metas:
Deve ser desenvolvido de forma integrada e coletiva, com objetivos claros e que se pautam em oportunidades, incentivos e métricas realistas para concretização dos objetivos.
Objetivos do Empreendedorismo Social
Os objetivos do empreendedorismo social também necessitam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem e, mais importante do que ferramentas e mecanismos de gestão, o empreendedorismo social tem a necessidade de ter suas ações desenvolvidas com um grupo coeso, que possui mesma missão e foco em comum e que desejam alcançar os mesmos