Empreendedorismo
2. Projetos de Trabalho: constituem um planejamento de ensino e aprendizagem vinculado a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do educando como responsável por sua própria aprendizagem.
3. Projetos não são métodos! O método costuma prefixar, a predeterminar o que vai acontecer na sala de aula.
4. Projetos são técnicas, tem uma seqüência estável de passos, ou uma forma de construção do espaço escolar que pode ser utilizada e aplicada a todas realidades e circunstâncias.
5. Papéis Do Professor Dos alunos
6. Professor: Papel de Facilitador, PROBLEMATIZADOR Coordena, faz a mediação, investiga e compartilha com os alunos o trabalho pedagógico.
7. Aluno: exige a participação dos alunos em todas as etapas do trabalho. PROTAGONISTA. Percebem o sentido real do trabalho que realizam. Mostram-se dispostos as possíveis relações e interconexões do novo conhecimento com sua ‘enciclopédia pessoal’ ( conhecimentos prévios/ experiências de vida) e isto gera aprendizagem significativa.
8.
9.
10.
11. Características de um Projeto de Trabalho
12. Atividade Intencional Envolvimento e participação dos alunos em todas as etapas. Responsabilidade e Autonomia dos alunos Escolha do Tema Busca de Informações Formas de trabalho Avaliação
13. Autenticidade Escolha de um problema relevante e de caráter real para os alunos. Os alunos procuram construir respostas pessoais e originais para o problema. Complexidade e resolução de problemas O objetivo central do projeto se constitui em um problema ou uma fonte geradora de problema. Deve responder as necessidades, dúvidas e curiosidades dos alunos.
14. Projeto percorre várias fases: Escolha da Temática; Formulação dos problemas; Objetivos; Planejamento; Execução; Avaliação; Divulgação do Trabalho.
15. Avaliação nos Projetos de Trabalho
16. Avaliação Inicial: Função Investigativa Detecta os conhecimentos que