Empreendedorismo
Dirley Madruga da Silva Prof.ª Márcia Andreia Ribas Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis CTB 0152 – Empreendedorismo I 29/11/2013
RESUMO
Análise histórica conceituação do que é ser empreendedor e empreendedorismo e uma observação Este trabalho apresenta o empreendedorismo no Brasil, através de uma breve da situação atual de empreendedorismo no Brasil, onde pode se concluir que um dos fatores que ainda motiva o empreendedorismo no Brasil é a necessidade de emprego. No entanto, na nossa era em que o valor maior é a inovação, a emoção e a liberdade dos empregados começam a substituir a razão como elemento central. Isso porque a inovação exige criatividade, que, por sua vez, só floresce em ambientes em que os erros sejam permitidos e em que os indivíduos passam a expandir o seu próprio perfil empreendedor e buscar a realização dos seus objetivos.
Palavras Chave: Empreendedor, Empreendedorismo no Brasil, Perfil Empreendedor. 1 INTRODUÇÃO Conceitualmente falando de empreendedorismo todas as pessoas acham que sabem o que é empreendedorismo, e muitas pessoas se dizem empreendedoras ou ter a capacidade de empreender e mais ainda muitas pessoas tem o desejo de serem empreendedoras.
O empreendedorismo no Brasil teve uma acensão na década de 90 que juntamente com a privatização de muitas estatais e abertura do mercado interno para a concorrência externa.
Com esses fatos e o desenvolvimento, muitos brasileiros ousaram ser empreendedores, mas o que realmente é empreendedorismo e qual a situação do empreendedorismo no Brasil este é o foco deste trabalho, buscando conceituar o que é ser empreendedor o histórico é apresentar a situação atual no Brasil.
2 HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico mediante novas e melhore